Novo programa de Pós Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas será oferecido pela ESALQ


Engenharia de Sistemas Agrícolas é o nome do recém criado programa de pós-graduação que a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP) oferecerá a partir deste mês de março, compreendendo os cursos de mestrado e doutorado. O programa surgiu diante do anseio de um grupo de docentes de quebrarem paradigmas ao substituírem disciplinas clássicas e implementarem novas linhas de pesquisa.

De acordo com o professor coordenador, José Paulo Molin, foram criadas novas linhas de pesquisa que estão acima das áreas tradicionais. Os trabalhos terão foco em três segmentos -Tecnologia, Ambiente e Gestão – que se caracterizam por serem grandes agrupamentos de atividades, diferenciando-se pela abordagem.

A tecnologia contempla as atividades mais clássicas da aplicação da engenharias nos sistemas de produção agrícola, pecuário e florestal e permite a atuação de projetos de solução de problemas. A linha de pesquisa ambiente reúne as atuações voltadas ao estudo do ambiente agrícola e dos princípios físicos que regem seu funcionamento. Por último, a linha gestão cuida da prática no ambiente agrícola ou ecológico pela tomada de decisões fundamentadas na coleta e tratamento de dados e informação. Nessa linha, as tradicionais especialidades da engenharia aplicada à agricultura são utilizadas numa abordagem mais ampla, com enfoque para a gestão de processos e de sistemas dentro do ambiente agrícola de produção e suas relações com os recursos naturais, setor econômico e a demanda de alimentos, fibras e energia nas diferentes cadeias do agronegócio.

O novo programa agregará orientadores dos recém incorporados programas em Máquinas Agrícolas, Irrigação e Drenagem e Física do Ambiente Agrícola. O programa foi muito bem aceito pela Capes, que fez uma avaliação inicial antes da criação do programa e já atribuiu um nível 5 (ótimo).

                                                                 Fonte: Notícias do Campus “Luis de Queiroz”.

Imagem adaptada de http://biossistemas.wordpress.com/

About these ads

Sobre Matheus H. Paes
Aluno do quarto ano do curso bacharel em Engenharia de Biossistemas, pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP. Interesses por Agricultura e Zootecnia de Precisão, Tecnologias da Informação aplicada ao agronegócio, dentre outros.

Nos diga o que pensa...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 37 outros seguidores