Cartilha ensina como calcular a produção de biogás a partir de resíduos animais


Está disponível no site do CENBIO (Centro Nacional em Referência de Biomassa – USP) uma ferramenta computacional para estimar a produção de biogás, geração de eletricidade e carbono em fazendas de pequeno e médio portes no Brasil.

A ferramenta é voltada para fazendas de criação de gado/suínos que tenham interesse em começar a produção de biogás a partir de dejetos animais. Com a ferramenta os produtores poderão estimar os montantes de biogás a serem gerados, eletricidade, bem como a estimativa dos equipamentos necessários e seus respectivos tamanhos, além da viabilidade econômica.

Os dados de saída são apresentados de forma resumida na forma de gráficos e tabelas, podendo ser impressos como um relatório e utilizados como documento base para o projeto durante a visita de fornecedores de tecnologia, instituições de financiamento e compradores de carbono.

Acredita-se que esta ferramenta funcionará como um relatório de pré-viabilidade para os criadores compreenderem os requisitos técnicos e financeiros, os retornos associados com a instalação do biodigestor e equipamentos de geração de energia elétrica na propriedade. Espera-se que esta ferramenta facilite na tomada de decisões. É altamente recomendável que os criadores que pretendem instalar esse tipo de projeto realizarem um estudo de viabilidade completa antes da implementação real dos projetos.

Fonte: Sebrae

Anúncios

Sobre Matheus H. Paes
Aluno do quarto ano do curso bacharel em Engenharia de Biossistemas, pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP. Interesses por Agricultura e Zootecnia de Precisão, Tecnologias da Informação aplicada ao agronegócio, dentre outros.

Nos diga o que pensa...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s