Desenvolvimento de próteses mais eficientes


Os avanços da engenharia no campo da medicina estão se tornando algo gradativamente fundamental, permitindo sejam desenvolvidas novas tecnologias que amparem o profissional da saúde, bem como os pacientes com algum tipo de lesão física/deficiência. É o caso das próteses, que estão cada vez mais funcionais e eficientes. Porém, a maioria desses equipamentos ainda trazem uma série de problemas, tal como o barulho.

Baseado nisso, foi proposto na Escola de Engenharia de São Carlos – USP, como tema de doutorado, o desenvolvimento de um motor elétrico linear para acionamento de próteses de mão e antebraço em amputados. Em geral, nesse tipo de aplicação são empregados motores elétricos de corrente contínua – em que o eixo é giratório.

Prótese melhorada - foto por Eduardo Cesar.

Para que o motor seja mais eficiente, o movimento rotacional é convertido em linear por roldanas e engrenagens, que provocam ruídos. “O uso de um motor elétrico linear dispensa as adequações mecânicas – roldanas e engrenagens – eliminando o barulho gerado por elas”, diz a engenheira elétrica Aline Juliani, aluna responsável pelo projeto.

Para testar o funcionamento do motor linear, Aline construiu o protótipo de uma prótese de um dedo. Colaborou para os bons resultados um estágio de quatro meses que ela fez no Instituto de Máquinas Elétricas da Universidade de Aachen, na Alemanha, um centro de excelência em pesquisa na área de máquinas elétricas. Na mesma universidade, no Instituto Helmholz de Biomedicina, Aline usou um programa que viabiliza o equacionamento das juntas dos dedos para fazer o movimento do fechamento da mão.

Embora aspectos importantes do motor já tenham sido atingidos, ainda será necessário aprimorar o dispositivo para uso em uma prótese de membro superior.

Fonte: Revista FAPESP – Dezembro 2010.

Anúncios

Sobre Matheus H. Paes
Aluno do quarto ano do curso bacharel em Engenharia de Biossistemas, pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP. Interesses por Agricultura e Zootecnia de Precisão, Tecnologias da Informação aplicada ao agronegócio, dentre outros.

Nos diga o que pensa...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s