Sangria automática


Uma ferramenta inédita para extrair látex foi apresentada recentemente em São Paulo. Com o nome de FAS2, a nova faca automatizada evolui um método que há quase um século é realizado da mesma maneira. “A sangria é muito difícil e incômoda. Foi pensando em melhorar as condições dos trabalhadores, que desenvolvi o equipamento com ergonomia adequada para os seringueiros”, diz Gimário Libório, empresário que desenvolveu o produto. 

A FAS2 possui um mecanismo inteligente, que trava ao entrar no cerne da árvore, alcança 98% dos vasos da planta, com amplo aproveitamento dela. O método tradicional, de sangria manual, aproveita 60% dos vasos. Outra vantagem oferecida do produto é a agilidade. Enquanto um trabalhador sangra três árvores por minuto, a máquina sangra dez.

De acordo com Libório, a FAS2 é muito fácil de ser manuseada e vai possibilitar que o trabalhador seja capacitado em apenas um dia. Hoje são gastos três meses para tornar um trabalhador apto para a prática da sangria. O produto foi testado por seis meses em diversos seringais brasileiros e já está disponível para ser comercializado. A sugestão de preço ao consumidor final oscila entre R$ 3,4 mil e R$ 3,8 mil.

Algumas características dessa ferramenta são: precisão e uniformidade do corte; aumento da vida produtiva da seringueira, pois abre até 98% dos vasos laticíferos da árvore, atingindo o máximo potencial produtivo; simplificação do processo de sangria; mecanismo inteligente que trava o corte ao atingir o cerne da árvore; sensor de temperatura integrado, que desliga o equipamento ao atingir a temperatura limite, aumenta a vida útil do motor da ferramenta. 

Fonte: Globo Rural.

Anúncios

Sobre Matheus H. Paes
Aluno do quarto ano do curso bacharel em Engenharia de Biossistemas, pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP. Interesses por Agricultura e Zootecnia de Precisão, Tecnologias da Informação aplicada ao agronegócio, dentre outros.

2 Responses to Sangria automática

  1. Alecio Caberlin says:

    sou produtor de borracha, tenho interesse de conhecer esta maquina antes de efetuar a compra com faço para treinar, para ver se ela realmente pode nos dar resultado.

    • Matheus H. Paes says:

      Caro Alecio, infelizmente não conhecemos os detalhes técnicos da máquina. Recomendamos entrar em contato diretamente com o fabricante para maiores esclarecimentos: http://www.fas2.com.br
      Continue nos acompanhando para maiores novidades tecnológicas. Abraços!

Nos diga o que pensa...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s